A importância da comunicação no Coaching

A humanidade, mesmo antes de ter consciência do alcance de sua existência, procurava incansavelmente melhores formas de interagir, principalmente para integração e proteção dos seus grupos – costumes e valores. Essa integração baseava-se quase exclusivamente a sobreviver em um ambiente tão hostil e infinito em sua visão: o desconhecido. Diferentes humanos em diferentes pontos do planeta, sem qualquer contato, foram desenvolvendo suas formas particulares de comunicação criando padrões de sons e atribuindo significados. Muito tempo depois dos desenhos, a criação de uma linguagem escrita permitiu transmitir conhecimento às gerações futuras de forma precisa e definitiva – o que antes era feito exclusivamente através dos mais velhos. Ritos de passagem eram estabelecidos para transmitir ao membro do grupo a clara mensagem de que daquele ponto da vida, novas responsabilidades e postura seriam necessárias para seu grupo sobrevivesse de forma harmoniosa.

Todos os animais se comunicam, mas apenas o homem desenvolveu uma linguagem oral e escrita tão rica. Uma das peculiaridades do ser humano é o desenvolvimento da linguagem e aprendizagem social.

Os signos da comunicação podem ser verbais e não verbais. Estes são detectados por nossos sentidos, compreendido o cérebro que os descodifica, associando às experiências anteriores podendo evocar emoções diversas. A linguagem é primordial para o desenvolvimento emocional e cognitivo, somos educados pelo meio da fala. A estrutura e construção da fala de uma pessoa influenciam diretamente em sua forma de percepção do universo.

A comunicação é um processo de interação pessoal, uma forma de compartilharmos mensagens, ideias, sentimentos e emoções, podendo influenciar o comportamento das pessoas que, por sua vez, reagirão a partir de suas crenças, valores, história de vida e cultura.

A comunicação não-verbal compreende em modalidades da voz, características físicas e linguagem corporal.

Considerando que a capacidade de ouvir e compreender o outro inclui não apenas a fala, mas também as expressões e manifestações corporais como elementos fundamentais no processo de comunicação, na descodificação das mensagens recebidas durante as interações pessoais.

Coaching é um processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal, puramente de comunicação. Algumas abordagens dizem que o Coaching é a arte de perguntar, em nosso entendimento, não é apenas fazer perguntas, embora as mesmas constituam uma parte importante do processo.

Coaching é sensibilizar, desenvolvendo a consciencialização e a responsabilidade para que o coachee constitua decisões mais acertadas de acordo com sua visão de mundo.


Andrea G. Umbuzeiro

By | 2017-04-17T17:44:11-06:00 junho 28th, 2016|Artigos|Comentários desativados em A importância da comunicação no Coaching